Quando eu falo que esse país ainda tem que avançar muito, que os “desenvolvedores” acham que a realidade é bem diferente do que se tem no dia a dia…

Matéria do UOL Jogos: “Fim das caixinhas? Comprar jogos via download é barato e rápido”

A matéria tem o tom usual: tudo vai virar download e as caixinhas estão mortas e enterradas. Mas no final da matéria, tem um quadro para votar o que os usuários preferem e advinhem só?

65% preferem jogo em caixinha.

Logo abaixo tem uns poucos comentários: gente que prefere ter o produto em mãos, gente que diz não ter internet rápida o suficiente para baixar o jogo, etc.

Só para exemplificar, esta semana eu baixei para testar o agora gratuito “DC Universe Online” – um download de apenas 16 GB! E detalhe: depois de tudo baixado e instalado, no dia seguinte o jogo baixou uma atualização de 900 e tantos Mb… Haja banda larga para aguentar isso!

É o que eu digo: ainda falta muita infra-estrutura e até mesmo cultura no país para se abandonar o modelo físico. Tem muita gente que sequer tem acesso a internet! Por isso, não adianta divulgar apenas online… o mercado consumidor é bem mais amplo, e a experiência do Zeebo ao menos serviu para constatar isso.

Nada contra o modelo de venda por download: eu mesmo vendo nesse esquema; mas a verdade é que a “caixinha” ainda tem uma boa sobrevida por aqui.

Um adendo ao texto deste post: conversando sobre o assunto, acabei encontrando informações que corroboram minha tese:

  • 40% dos lares brasileiros possuem computador, ou seja, 60% da população não tem computador em casa!
  • 31% dos lares brasileiros possuem internet, ou seja, 9% da população que tem computador não tem internet – baseado no último censo, que diz que o Brasil tem 191 milhões de habitantes, 9% = 17 milhões de pessoas que possuem computador, e não possuem acesso a internet!

E nem sequer se leva em conta que a grande maioria aqui no país que tem internet, acessa em velocidade de 1Mb ou menos…

…dizer que a distribuição física “morreu”, num país com esses números, só se for piada de mal gosto :P